Projeto Âncora recebe SKAL-SP e Secretário do Desenvolvimento Social do Estado

Publicado em 27/07/2015

Visita do Secretário de Estado do Desenvolvimento Social ao Projeto Âncora, organizada pelo SKAL São Paulo, solidifica apoio do Trade Turístico a esta inovadora instituição que em setembro de 2015 completa 20 anos.

No dia 24 de julho o Projeto Âncora foi palco de um importante encontro que uniu Empresários, Poder público Local, Assistência Social, Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social, numa iniciativa do capítulo paulistano do “SKÅL”, a mais antiga organização do setor de turismo, que congrega cerca de 16 mil profissionais e amigos do turismo no mundo.

O Secretario de Estado do Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro (PSDB) destacou que a estrutura e a condução deste trabalho é algo que impressiona pela excelência e pode ser visto como uma boa referencia de trabalho social. Sociólogo de formação, Pesaro comprovou a tese de que no Projeto Âncora o caráter assistencialista dá lugar ao empoderamento da comunidade, viabilizando ferramentas de formação integral que auxiliam no fortalecimento da cidadania.

“O SKAL se alinha perfeitamente com estes valores ressaltados pelo Secretário Floriano Pesaro e com a pratica observada no Projeto Âncora. Temos certeza de que o saudoso Walter Steurer, fundador do Projeto Ancora, membro do SKAL e importante líder empresarial do setor de turismo, estaria feliz em ver essa congruência de valores, observa Aristides Cury, Presidente do SKAL São Paulo.

A visita de cerca de 45 pessoas entre membros do SKAL, Diretoria e pais do Projeto, juntamente com autoridades locais e o Secretario de Estado do Desenvolvimento Social de São Paulo, dá início as celebrações de 20 anos do Projeto Âncora.

O tour pelo Projeto foi guiado pelas próprias crianças, seguido de almoço com saladas da horta do Âncora e finalizando com Roda de Conversa.

“Quando Lohan (13) nos apresentou o Âncora, ele chamou a atenção de um dos visitantes para não arrastar a cadeira. Assim ele desconstrói a cultura da pressa, do imediatismo, das certezas verticais, assim vejo a essência do Projeto”

, observa Paulo Atzingen, escritor e jornalista. Já Tide Pinheiro da Secretaria do Meio Ambiente ressalta

“Muito bacana o processo das crianças se alimentarem da horta que elas mesmo plantaram e colheram. Estas ações mais a compostagem, a cisterna, a segundas sem carne são exemplos de sustentabilidade que parte das crianças, facilitando também o engajamento dos adultos”.

Na fala de Suzana Camargo coordenadora geral da ONG e do diretor Valter Stoiani, pode-se perceber que um bom jeito de enxergar o Projeto Âncora é como um laboratório, onde se coloca inteligência para desenvolver novas alternativas que unam o aprendizado pratico com as necessidades da Comunidade, incluindo aí os valores de Responsabilidade, Respeito, Solidariedade, Afetividade e Honestidade.

Nesta atmosfera solidária, educativa e sustentável o encontro trouxe aos participantes a sensação de estarmos juntos estamos conseguindo trilhar um caminho assertivo para a Transformação Social necessária em nosso país, ressalta Walter Teixeira, presidente do Projeto Âncora.

Projeto Âncora pelos Direitos da criança, adolescente e idoso.

Estrada Municipal Walter Steurer, 1239 – Cotia – SP

Informações para imprensa:

Ana Alcântara | anapaula@projetoancora.org.br

(11) 4612-9966 | (11) 9 9913-8720

Saiba mais: Projeto Âncora Site; Projeto Âncora Blog; Doe Âncora