Ser Skalega

Ser Skalega é um privilégio, já que o SKÅL não tem conotações política, comercial, religiosa ou étnica. SKÅL é amizade.

A qualidade de membro é pessoal. O Skalega integra-se ao grupo da amizade desinteressada, filosofia cultivada em todo o mundo. Durante viagens em seu próprio país ou no exterior, a negócios ou lazer, o associado estará seguro de encontrar uma acolhida fraternal em qualquer cidade por onde passe e exista um SKÅL.

No Brasil são 21 clubes ativos e cerca de 900 membros. No mundo são 500 associações em 90 países com 25 mil Skalegas. Ser Skalega é:

A Saudação

O SKÅL está presente em noventa países do mundo livre. Sua origem vem dos idos de 1934, quando alguns representantes de Agências de Viagens e Companhias Transportadoras parisienses visitaram a cidade de Malmoe, na Suécia.

A calorosa hospitalidade nórdica transformou-se em laços de grande amizade entre os membros do grupo e anfitriões. Ao retornarem para casa os franceses enviavam aos novos amigos mensagens de agradecimento usando a expressão SKÅL, antes da assinatura.

A palavra é uma expressão sueca que significa saudação de alegria e é usada pelos escandinavos cada vez que erguem copos em brindes de saudação recíproca e forma o seguinte acróstico:

S undhet (Saúde)
K arlek (Amizade)
A lder (Longa Vida)
L ycra (Felicidade)

Foi, por isso, o nome eleito desde a fundação do movimento para simbolizá-lo. Em meio a esse clima de bom companheirismo, Florimond Volckaert, líder do grupo, reuniu seus pares daquela viagem para um almoço em Paris, ficando nessa reunião decidida a formação de um Clube que perpetuasse aquele espírito de amizade.